quinta-feira, 29 de setembro de 2011



Entenda o processo da clonagem
da Folha Online
A palavra "clone" vem do grego "klón", que significa "rebento" ou "broto". A clonagem é uma forma de reprodução assexuada, que produz um novo indivíduo usando apenas o DNA de uma pessoa.
Os cientistas removem o material genético de uma óvulo não fertilizado e o substituem pelo DNA de uma célula do ser que se deseja clonar. Sob as condições apropriadas, o óvulo começa a se dividir e formar um embrião, que é implantado em útero.
Para a criação da Dolly, em 1997, primeira experiência bem sucedida de clonagem de um mamífero, foram extraídas células da mama de uma ovelha e delas retiradas o núcleo, que contém as informações genéticas. Esses núcleos foram injectados em ossitos --células que dão origem ao óvulo--, os quais tiveram sua função reprodutora reactivada. Como só foi usado o DNA de uma fêmea, o resultado foi outra fêmea.




Desde então, os cientistas têm tido sucesso em clonar diversos animais. No ano passado, cientistas dos Estados Unidos clonaram embriões humanos para retirar células-tronco, sem que eles se desenvolvessem.
Muitos cientistas são contra a clonagem humana por ser muito arriscada. A própria Dolly apresentou problemas de saúde que podem estar relacionados ao processo, como envelhecimento precoce.

Sem comentários:

Enviar um comentário